EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTADORA: CIDADANIA AMBIENTAL DE MÃOS DADAS COM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.37497/revistacejur.v5i1.225Palavras-chave:
Educação ambiental. Sustentabilidade. Cidadania.Resumo
O papel desempenhado pelo cidadão precisa ser redefinido, a fim de se fazer frente às diversas exigências da atualidade, especialmente no que se refere ao meio ambiente. O modelo clássico de cidadania, como exercício de direitos dentro do Estado, há muito se encontra superado, tendo em vista que a sustentabilidade deve estar atrelada à planetaridade, à visão de todo. Nesse contexto, surge o conceito de cidadão do mundo, de cidadania planetária, sendo o alcance desse redimensionamento ligado necessariamente à educação, como alicerce fundamental para consciência e tomada de postura do homem como sujeito ativo transformador, a partir da aplicação de uma educação ambiental fundada na teoria da libertação de Paulo Freire, pela qual o educador contribui para a transformação do homem e também da realidade.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Cristina; BALDIN, Nelma. Justiça social e justiça ambiental: pilares de uma educação global para a cidadania e para a sustentabilidade. In: Congresso internacional territórios, comunidades educadoras e desenvolvimentos sustentável. Coimbra, Portugal: Editora da Universidade de Coimbra, 2014. v.1.
______ . Novo paradigma do conhecimento para a sustentabilidade. In: BALDIN, Nelma; ALBUQUERQUE, Cristina (Coord.). Novos desafios da educação: responsabilidade social, democracia e sustentabilidade. Brasília: Liber Livro, 2012.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BREDARIOL, Celso; VIEIRA, Liszt. Cidadania e política ambiental. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
CASTRO, Ronaldo Souza de; BAETA, Anna Maria. Autonomia intelectual: condição necessária para o exercício da cidadania. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. (Org.). Educação ambiental: repensando os espaços da cidadania. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
______ . Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.
______ . Política e educação. Organização de Ana Maria de Araújo Freire. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.
______ . Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. Revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2012.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 6, n. 6, oct. 2009. ISSN 1646-401X. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/842. Acesso em: 29 jun. 2017.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Curitiba: Positivo, 2005.
HÄBERLE, Peter. A dignidade humana como fundamento da comunidade estatal. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.). Dimensões da dignidade: ensaios de filosofia do direito constitucional. Trad. Ingo Wolfgang Sarlet et al. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. 102 p.
HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
______ . Discursos sustentáveis. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.
SORRENTINO, Marcos. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Educação ambiental: repensando os espaços da cidadania. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html