Escrevendo um artigo acadêmico antes mesmo de escrevê-lo: Sistema de notas, erros e acertos em estratégias de pré-escrita na pesquisa jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/revistacejur.v12i00.447

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Técnicas de pré-escrita, Caixa de notas (zettelkasten), Sistema de anotações de Luhmann, Pesquisa jurídica

Resumo

O pano de fundo deste artigo está permeado por uma inconfessável tendência de nos afogarmos até em copo d’água. Movidos pelo desejo de romper com certas dificuldades e limitações autoimpostas, mobiliza-nos a vontade de aprimorarmos nossos processos, passando a escrever com mais ordem, paz e alegria, a fim de aportar nossas contribuições ao desenvolvimento da área jurídica dentro de uma perspectiva de serviço aos demais pesquisadores. Nesse cenário, questionamos: como é possível instituir uma nova dinâmica de trabalho, utilizando técnicas de pré-escrita como estratégia de potencialização das nossas pesquisas? Como podemos escrever um texto de ourives, bem-acabado, se, no campo do Direito, estamos tão premidos por uma demanda oceânica de leituras? Como organizar o tempo de leitura e o tempo de escritura, dividindo-nos entre tarefas tão exigentes, sem que os esforços de uma arrefeçam os que devotamos à outra – e vice-versa? Que estratégias podemos empregar para que, na verdade, leitura e escrita se fundam em uma só e mesma coisa? Em busca de respostas para esses – e outros – desafios:  (i) recorremos à revisão de literatura interdisciplinar, a fim de suprirmos certa escassez bibliográfica sobre o tema da pré-escrita na literatura metodológica do Direito; (ii) adotamos uma abordagem autoetnográfica, por meio de metalinguagem, buscando  converter o próprio making of do processo de escrita deste texto em matéria-prima para a nossa pesquisa; (iii) por fim, contamos com o esteio de nossos coautores, partilhando de sua expertise quanto ao emprego de técnicas de leitura ativa e do sistema de anotações desenvolvido por Luhmann, que o concebeu como um diálogo contínuo com sua “caixa de notas” (zettelkasten).  Assim, entendemos ter alcançado nosso objetivo de maximizar a dinâmica entre leitura e escrita, vivenciando e apresentando diversas técnicas de leitura ativa, de pré-escrita e de anotação. A potência dessa proposta está em promover uma saudável diluição das fronteiras entre leitura e escritura, afastando qualquer tensão desnecessária entre o tempo dedicado a cada uma. Com efeito, ao tratarmos leitura e escrita como tarefas simultâneas e complementares, ganhamos uma visão mais orgânica e harmoniosa da atividade de pesquisa.

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Biografia do Autor

Fayga Silveira Bedê, Centro Universitário Christus – Unichristus, Ceará

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Graduação em
Direito do Centro Universitário Christus – Unichristus. Doutora em Sociologia pela
Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Direito pela Universidade Federal do
Paraná (UFPR). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fortaleza (CE), Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6444-2631 . CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1585343653527993. E-mail: bedefayga@gmail.com .

David Sobreira , Harvard University, Cambridge

Mestrando em Direito (Harvard). Mestre em Direito (Centro Universitário Christus -Unichristus). Pós-graduado em Direito Constitucional (Academia Brasileira de Direito Constitucional -ABDConst). Graduado em Direito (Unichristus). Bolsista CAPES PROSUP. Coordenador do Onze Supremos Podcast. Divulgador científico. Fortaleza -CE -BR. E-mail: <sobreira.david@hotmail.com>. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3648-8496

João Carlos Relvão  Caetano, Universidade Aberta, Lisboa

Doutor em Ciências Políticas, pela Universidade Aberta, onde é atualmente Professor
Associado do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e Diretor da Delegação de
Coimbra. Licenciado em Direito e Mestre em Economia Europeia pela Universidade de
Coimbra. Universidade Aberta, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2833-
5107. E-mail: Joao.Caetano@uab.pt

Horácio Neiva, Instituto de Ensino Superior (iCEV). Teresina (PI), Piauí

Doutor e Mestre em Direito (Universidade de São Paulo - USP). Graduado em Direito (Universidade Federal do Piauí - UFPI). Professor da Escola de Direito Aplicado do Instituto de Ensino Superior (iCEV). Teresina (PI).

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

BEDÊ, F. S.; SOBREIRA , D.; CAETANO, J.; NEIVA, H. . Escrevendo um artigo acadêmico antes mesmo de escrevê-lo: Sistema de notas, erros e acertos em estratégias de pré-escrita na pesquisa jurídica . Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC), v. 12, n. 00, p. e0447, 2024. DOI: 10.37497/revistacejur.v12i00.447. Disponível em: https://cejur.emnuvens.com.br/cejur/article/view/447. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais